Nós já sabemos que API é um conjunto de normas que possibilitam a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos, além de oferecer inúmeras vantagens.
Também sabemos que seu objetivo é facilitar e simplificar o trabalho de desenvolvedores, além de oferecer um padrão para a criação de novas plataformas.
E, nesse sentido, com o uso de APIs, não é necessário criar códigos personalizados para cada função que um programa for executar, o que simplifica a criação de novos aplicativos, softwares e plataformas em geral.
Mas quais os benefícios reais de se utilizar uma API?
As vantagens
As APIs são um recurso para impulsionar sua empresa, corroborando com a automatização, a integração entre plataformas e a agilidade nos negócios. Dessa forma, elas permitem que as equipes de desenvolvimento integrem funcionalidades complexas rapidamente.
Os microsserviços, por exemplo, são um estilo de arquitetura de aplicações em que um conjunto independente de serviços se comunicam por meio de APIs usando APIs e promovem grande agilidade em times de desenvolvimento.
Ou seja, com APIs, softwares podem ser construídos com maior eficiência, pois permitem a reutilização de serviços e componentes existentes, economizando tempo e recursos.
Segurança
E como alcançar o máximo da eficiência que uma API permite? Testando! Só assim você consegue visualizar as vantagens da funcionalidade, além da segurança.
É essencial testar as APIs para verificar se elas se enquadram no escopo quanto a funcionalidade, desempenho, confiabilidade e segurança. Em outras palavras, é fundamental verificar todas as possibilidades e comportamentos inesperados.
Não apenas para garantir a qualidade e eficiência, garantindo que o usuário não tenha dor de cabeça com um produto ruim, mas para saber se, de fato, ela será adotada no projeto, se existe sua real necessidade.
API First
Lembra daquela aula de inglês? First significa primeiro. A gente sabe que você sabe. Então, o API First, é um modelo de desenvolvimento de software que poderá ser a primeira interface da aplicação (ou até a única).
Mesmo com inúmeros finalidades, podemos dizer que a API First tem função estratégica na rotina empresarial e integração de diferentes sistemas para maior eficiência na hora do uso empresarial.
Isso acontece porque, geralmente, em um empreendimento é necessário utilizar sistemas e aplicativos diferentes e que vão precisar se comunicar. Como farão isso? Por meio de APIs.
Economia de custos, incentivo à inovação e facilitação à atuação da equipe são as principais vantagens das APIs First.
Sabendo como como aplicar a API First em sua empresa, elas ajudam a identificar os principais serviços que sua empresa oferece e as capacidades do negócio; estabelecer as partes interessadas da API com o maior número de setores; projetar um contrato de API com um conjunto de padrões e práticas recomendadas, entre outros.
API Driven
Já a API Driven ou data-driven significa direção por dados ou uma gestão orientada a dados. Os últimos acontecimentos como a pandemia e transformação digital, potencializaram o uso de dados para tomar providências no mundo dos negócios.
Os dados mostram os acontecimentos passados, as ações em tempo real e a perspectiva do negócio. Sendo assim, cada vez mais ferramentas e inovações surgem para aprimorar esse modelo e o uso de APIs é uma das saídas mais estratégicas.
Dessa forma, é essencial definir os objetivos, utilizar dados realistas, testar resultados positivos e negativos, usar dados para gerar declarações dinâmicas, acompanhar as respostas da API, tomar decisões com base em evidências, e treinar as equipes.
Se o que você busca para sua empresa eficiência operacional, redução de custos e otimização de lucros, e tudo isso com segurança, rapidez e qualidade, está no caminho certo.