Você sabe que as APIs são um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface, e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para desenvolvedores.
Empresas que precisam criar aplicações, mas também economizar, podem utilizar APIs de terceiros, que já oferecem funcionalidades e recursos desenvolvidos.
Assim é possível, criar ecossistemas mais colaborativos, estimular o desenvolvimento de aplicativos que complementam seus produtos, e proporcionar uma experiência mais rica para os usuários.
Potencializar é solução
As APIs podem ajudar a diversificar as funcionalidades do seu negócio e, dessa forma, aprimorar sua atuação. Assim, sua empresa se destaca no mercado e tende a crescer.
Com o objetivo de progredir, é preciso implementar práticas e estratégias para otimizar o desempenho das suas APIs. E, dessa maneira, garantir sua disponibilidade e escalabilidade, além de assegurar o máximo retorno em cima desses produtos.
A contribuição da Open API
Open API ou API Aberta é uma API de código aberto disponível para outras empresas e desenvolvedores. Todavia, o termo “Open” está relacionado à questão de que o acesso à API é aberto ao mercado e está disponível a outros desenvolvedores – e não por ela ser, necessariamente, gratuita e livre de autenticação.
Elas se integram facilmente com outros sistemas utilizados pela empresa. Ou seja, quando uma API aberta se conecta a uma outra aplicação, ela faz com que essa aplicação retorne dados para ela.
Organizar é preciso
Não se preocupe em focar nas ferramentas ou sistemas. Organize as APIs em domínios da maneira que os negócios necessitam. Dessa maneira, suas APIs ficarão mais fáceis de entender, usar e evoluir.
Caso você não organize, poderá ter problemas como duplicação de APIs, dificuldades para engajar funções em seu ecossistema de API, bem como não entender nem conseguir relatar como as APIs estão dando suporte à cobertura de recursos de negócios.
Uma outra necessidade, é ter um plano de dimensionamento da sua infraestrutura. Isso vai garantir disponibilidade e escalabilidade, conforme a demanda de consumidores cresce.
Segurança sempre
Não esqueça que segurança é uma palavra de ordem em todo empreendimento. Em outras palavras, reforce a segurança de suas APIs.
Ou seja, é essencial reduzir riscos de exploração de vulnerabilidades, erros de autorização, ataques baseados em autenticação, e ataques DoS e DDoS.
Como aumentar a segurança? Nós te contamos!
Ter um API Gateway, definir políticas de segurança nas APIs, manter um controle de acesso a recursos e serviços, além de identificar continuamente vulnerabilidades nos componentes.
Monitore constantemente
Monitorar uma API é coletar e analisar os dados de seu desempenho. Esta é a forma de identificar problemas que impactam os usuários e a segurança das aplicações, além de evitar a sua indisponibilidade.
Esteja sempre atento à quantidade de requisições que a API recebe, ao tempo de resposta da API e à taxa de erros.
Melhores APIs
Se você busca um fornecedor experiente para conseguir APIs confiáveis, bem desenvolvidas e que tenham suas funcionalidades comprovadas por grandes empresas, faça aqui o seu cadastro, ganhe créditos e encontre a melhor API para sua empresa.