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Indicadores de risco e fraude: saiba como identificar

Estamos vivenciando a revolução digital. Mas podemos dizer que nem tudo são flores. Possíveis riscos e fraudes podem tirar o sono de todos os setores.

Além disso, podem deixar pequenas, médias e grandes empresas com á reputação no mercado.

O perigo é comprometer, não somente a lucratividade de uma empresa, como toda a sustentação e o crescimento sustentável da organização.

Dessa forma, é crucial adotar indicadores de risco e fraude. Estas ferramentas serão uma ferramenta indispensável para sua equipe.

Eles vão mapear os riscos existentes e propiciar um acompanhamento efetivo, bem como a implementação de estratégias proativas de combate a crimes e ataques virtuais.

O que são os indicadores

Basicamente, estes indicadores de risco e fraude são métricas que ajudam a identificar, avaliar e monitorar atividades perigosas ou fraudulentas dentro de operações de negócios.

Sendo assim, funcionam como um sistema de alerta, que possibilitam identificar ameaças antes que se transformem em problemas significativos.

E quais são estes riscos? São operações que podem resultar em perdas substanciais, como transações fraudulentas, roubo de dados e violação de sistemas, por exemplo.

Pontos de atenção

Podemos dizer que existem alguns pontos que precisam de mais atenção. O monitoramento constante, pode trazer uma percepção maior de proteção para sua organização contra possíveis fraudes.

O primeiro exemplo é a ocorrência de alterações frequentes ou suspeitas nas informações cadastrais dos usuários. Mudanças em endereços de e-mail, números de telefone e endereços de cobrança e entrega.

É comum que fraudadores, ao ganharem acesso a contas de terceiros, a ter esses detalhes para desviar produtos ou serviços. Isso dificulta a recuperação da conta pelo proprietário legítimo.

Inconsistências nos dados cadastrais são bandeiras vermelhas significativas, indicando possíveis tentativas de fraude.

Uma grande diferença entre o endereço de entrega e o histórico de localização, informações de contato que não correspondem aos detalhes do titular do cartão, ou até mesmo o uso de e-mails temporários e números de telefone descartáveis durante o registro.

Ficar de olho nestas informações permite identificar tentativas de ocultar a identidade verdadeira ou de utilizar informações de terceiros sem autorização, permitindo ação imediata para evitar transações fraudulentas.

Além disso, é essencial analisar padrões de compra incomuns, tentativas repetidas de pagamento com diferentes cartões, e a utilização de cartões com histórico de chargebacks (que significa reversão de pagamentos, ou seja, ocorre quando uma cobrança é contestada pelo titular do cartão e o valor precisa ser devolvido).

Por isso, é necessária a implementação de soluções de validação de pagamento, como a verificação em duas etapas e o uso de sistemas de pontuação de risco para avaliar a legitimidade das transações.

Portal de APIs

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