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Case de Sucesso: onboarding digital de clientes 

Oferecemos soluções digitais baseadas em Inteligência Artificial (IA) no formato de Software as a Service (SaaS), disponibilizando-as por meio de APIs para atender às necessidades de negócios relacionadas ao processo de Onboarding Digital de novos clientes. Adotamos as melhores práticas em segurança e integração para assegurar a Transformação Digital da área de atendimento ao cliente das distribuidoras de energia do grupo. 

Aplicações contempladas: 

  • Facematch, para o reconhecimento de imagem e a biometria facial, com a comparação de faces; 
  • Contextus, solução para a identificação, a leitura, a extração e a interpretação de dados em mais de 70 tipos de documentos; 
  • Background Check, para a validação de dados; 
  • Autoleitura de medidores de consumo de energia elétrica. 

Dentro da abrangência da implementação das soluções, incluem-se os seguintes elementos: serviços de suporte e assistência para questões operacionais relacionadas aos processos de negócios; a provisão de um sistema de gestão com acesso individualizado para cada distribuidora; a disponibilização de APIs nos canais de atendimento; e a possibilidade de integração e expansão das APIs, conforme requerido. 

Áreas atendidas: 

Atendimento ao cliente. 

Tempo de duração do projeto:

Iniciado em novembro de 2021 e com prazo de 3 anos. 

Dores atendidas:

Entre as dores atendidas estão: Transformação Digital da jornada de onboarding do cliente final; automatização de processos com inteligência; disponibilização de soluções completas, robustas e escaláveis, capazes de suportar altíssimas demandas; redução dos custos de atendimento ao cliente. 

Metodologias utilizadas: 

  • ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, do inglês Information Technology Infrastructure Library); 
  • Cobit (Controle de Objetivos para Informação e Tecnologias Relacionadas); 
  • PMI (Instituto de Gerenciamento de Projeto, do inglês Project Management Institute); 
  • CMMI (Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação, do inglês Capability Maturity Model Integration); 
  • Scrum; 
  • Entre outras metodologias ágeis. 

Principal Resultado: 

Digitalização do processo de onboarding de novos clientes, por meio da disponibilização de APIs capazes de atender a demanda de uma empresa com 19 milhões de clientes. 

Principais entregas e benefícios: 

  • Ganhos em produtividade e em escala. 
  • Precisão e agilidade na análise das informações. 
  • Comodidade e satisfação do cliente. 
  • Redução da jornada do cliente. 
  • Menos erros no processamento de dados. 
  • Diminuição de fraudes, com a verificação dos documentos (validação dos dados junto aos órgãos competentes). 
  • Segurança no processo. 
  • Garantia do cumprimento dos prazos regulatórios