Como os especialistas de negócios podem tirar o máximo proveito as APIs e beneficiar suas empresas?
Nós estamos na era da informação, e as APIs (Application Programming Interface) são fundamentais para maximizar o uso destes dados. Isso se deve ao fato de serem um conjunto de normas que possibilitam a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos.
Dessa forma, sua principal função é facilitar e simplificar o trabalho de desenvolvedores, além de oferecer um padrão para a criação de novas plataformas.
A escolha das APIs
O primeiro passo dos especialistas de negócios deve ser a escolha das APIs. Sendo assim, é preciso levar em consideração seus tipos, funcionalidades e integrações.
Contudo, é essencial testar as ferramentas e entender quais delas se adequam melhor à sua necessidade.
Vale lembrar que as estratégias de teste de API são semelhantes a outras metodologias de teste de software. Ou seja, o principal foco é validar as respostas do servidor.
Os tipos de API
Elas são classificadas de acordo com sua arquitetura e escopo de uso:
As APIs privadas são internas a uma empresa e são usadas apenas para conectar sistemas e dados dentro da empresa.
Já as APIs públicas são abertas ao público e podem ser usadas por qualquer pessoa. Pode ou não haver alguma autorização e custo associado a esses tipos de APIs.
Existem, ainda, as APIs de parceiros, que são acessíveis apenas por desenvolvedores externos autorizados para auxiliar as parcerias entre empresas.
Finalizando os tipos, as APIs podem ser compostas, ou seja, elas combinam duas ou mais APIs distintas para atender a requisitos ou comportamentos complexos do sistema.
Formas de acesso
Além disso, as APIs podem ser divididas por tipo de acesso:
- Internas: São utilizadas dentro de uma empresa para otimizar fluxos de trabalho e reduzir custos.
- Públicas: Estão disponíveis para todos. São usadas para criar novos serviços e popularizar os que já existem.
- De sócios: Ajudam a otimizar e desenvolver processos entre parceiros de negócios e consumidores de um produto ou serviço.
- Compostas: Combinam duas ou mais APIs diferentes para criar sistemas mais complexos.
Volume de dados
Para que os especialistas de negócios possam aproveitar ao máximo as APIs escolhidas após escolher o tipo e a forma de acesso, é preciso entender como lidar com tantas informações.
Todavia, gerenciar e assimilar o volume concebido é fundamental para conseguir informações valiosas, podendo tomar decisões em diversos setores, além de armazenar, processar e analisar, sempre se preocupando com as questões legais que envolvem dados sensíveis, por exemplo.
Benefícios das APIs nos negócios
Além de facilitar e simplificar o trabalho de desenvolvedores e oferecer um padrão para a criação de novas plataformas, as APIs estão envolvidas, diretamente, com o volume de dados através de integrações.
Portanto, este é outro tópico que deve ser levado em consideração ao escolher uma API.
Ou seja, esta escolha pode garantir que ao especialistas de negócios que sua empresa permaneça à frente na tomada de decisões acertadas, no gerenciamento estratégico e na otimização operacional.
Impactos de uma escolha assertiva
Se os especialistas de negócios buscam uma melhor objetividade com relação aos dados e possíveis melhorias de resultados de suas empresas, é essencial que saibam que as APIs proporcionam grandes impactos nos negócios.
À saber, uma escolha assertada proporciona uma precisão aumentada na análise de dados, eficiência e agilidade operacional, além de otimização de custos, possibilitando uma maior automatização e melhor eficiência.