Talvez você ainda não tenha total conhecimento, mas Low-code e API possuem uma relação de alta eficiência. Mas antes de conversarmos sobre isso, você sabe o que é Low-code?
O Low-code tem vários benefícios para as empresas. Autonomia, velocidade, escalabilidade e segurança, flexibilidade, redução de erros, produtividade, economia de custos e acesso a recursos visuais.
Mas vamos falar um pouco mais sobre esta solução.
Low-code
Low-code é uma abordagem visual para o desenvolvimento de software que permite a entrega mais rápida de aplicativos utilizando menos códigos.
Dessa maneira, a interface gráfica do usuário e os recursos de arrastar e soltar de uma plataforma com pouco código automatizam aspectos do processo de desenvolvimento, eliminando as dependências das abordagens tradicionais de programação de computadores.
Em síntese, estas soluções são usadas por pessoas com pouco conhecimento em programação e por pessoas desenvolvedoras experientes, que querem acelerar o processo de desenvolvimento.
Não confunda Low-code e No-code
Ambas são tecnologias que usam menos ou nenhum código no desenvolvimento de produtos. Contudo, a diferença básica entre as duas plataformas é o público-alvo.
Low-code é para para pessoas desenvolvedoras, independente do nível de experiência, já que requer certas habilidades tecnológicas, permitindo que as pessoas trabalhem de forma mais rápida.
Já o No-code é para as pessoas que não conhecimento sobre linguagens de programação. A plataforma não permite que os códigos sejam editados e precisa ser mais segura e amigável possível para absorver informações técnicas.
Em outras palavras, se para construir soluções técnicas os sistemas de low code precisam de algum tipo de codificação, as plataformas no code ignoram as informações tecnológicas, sendo mais simples de usar.
Como funciona o Low-code
Uma plataforma de Low-code possibilita ao usuários criar e implantar softwares e aplicativos usando o mínimo possível de códigos manuais. E como uma LCPD exige alguns códigos manuais, é uma interface que requer conhecimento de linguagem de programação.
Em princípio, essas plataformas fornecem uma biblioteca de componentes e modelos pré-estabelecidos que podem ser usados para acelerar o processo de desenvolvimento.
Contudo, apesar de não servir para desenvolver todos os tipos de aplicativos, é uma ferramenta útil para otimizar o desenvolvimento de softwares simples.
Gerenciando APIs
Um fato que é fundamental conhecer é que esta é uma tecnologia de fluxo de trabalho e integração, e isso significa construir e gerenciar pontos finais.
Ou seja, as equipes de desenvolvimento são essenciais, já que precisam ser encarregadas de fornecer APIs gerenciadas para aplicações e serviços existentes.
Não é possível elaborar soluções de pouco código sem gerenciar API vinculada à sua plataforma de identidade existente. Os controles de acesso baseados em funções e aceleradores gerenciados são necessários para garantir a segurança e integridade dos dados.
Tornando o gerenciamento de API parte de seu conjunto de Low-code, os usuários que precisam de acesso aos APIs podem ser provisionados usando processos simples de autosserviço, com contas não utilizadas, para evitar a perda de dados.
APIs
Se você quer encontrar um local com um grupo de APIs, podendo realizar os testes e verificar a assertividade, faça seu cadastro no portal de APIs. Além de ser gratuito e ganhar créditos, você encontra dezenas de APIs para qualificar os serviços de sua empresa. Clique aqui.