O Low-code, basicamente, é uma abordagem visual para o desenvolvimento de software que permite a entrega mais rápida de aplicativos utilizando menos códigos.
Dessa maneira, a interface gráfica do usuário e os recursos de arrastar e soltar de uma plataforma com pouco código automatizam aspectos do processo de desenvolvimento.
Assim, são eliminadas as dependências das abordagens tradicionais de programação de computadores.
Até por isso, desenvolvedores experientes utilizam as APIs para acelerar o processo de desenvolvimento.
Revolução na programação
Pode-se dizer, portanto, que estamos enfrentando uma grande mudança na construção e uso de aplicações. E, dessa forma, o low-code pode ser uma peça-chave neste quebra-cabeças.
Isso ocorre por causa da sobrecarga das equipes de desenvolvimento. Elas precisam priorizar seu trabalho, focando em sistemas do negócio e ferramentas para trabalhar.
Em princípio, este é um dos principais motivos que tornaram o low-code popular. Afinal, ele se baseia em conceitos para dar aos usuários finais um conjunto de ferramentas que os ajude a construir e compartilhar aplicações de que precisam.
As APIs
Mas com a revolução na programação e a utilização do low-code por desenvolvedores, como as APIs entram nesse circuito?
Simples. Sempre será preciso uma tecnologia de fluxo de trabalho e integração, e isso significa construir e gerenciar pontos finais. E, mais uma vez, as equipes de desenvolvimento são encarregadas de fornecer APIs gerenciadas para aplicações e serviços existentes.
Não se pode implementar soluções de low-code sem alguma forma de gerenciamento de API, vinculada à sua plataforma de identidade existente.
Em síntese, controles de acesso baseados em funções e aceleradores gerenciados são necessários para garantir a segurança e integridade dos dados.
Ou seja, ao tornar o gerenciamento de API parte de seu conjunto de low-code, os usuários que precisam de acesso aos APIs podem ser provisionados usando processos simples de autosserviço, com contas não utilizadas, para evitar a perda de dados.
Faça a revolução
Trazer low-code para ferramentas de desenvolvimento em larga escala, permite aproveitar melhor as habilidades de diferentes partes da organização, construindo equipes multidisciplinares, de maneira a proporcionar um trabalho conjunto para construir um aplicativo ou serviço que resolve problemas específicos.
Transformar low-code em código permite tirar proveito de uma nova geração de assistentes de desenvolvimento baseados no Machine Learning. Esta ainda é uma abordagem nova, mas que vem se configurando como uma possível realidade.
Como encontrar
Mas nem só de low-code, irá sobreviver os desenvolvedores. As APIs continuarão a ser peças fundamentais dentro deste processo.
Sendo assim, para encontrar as melhores APIs do mercado e poder testá-las, gratuitamente, você pode acessar o Portal de APIs.
Faça seu cadastro e encontre as soluções que melhor se encaixam em sua empresa. Clique aqui e garanta as melhores APIs para o seu negócio!