O OCR (reconhecimento óptico de caracteres) ou Optical Character Recognition é cada vez mais utilizado por empresas que precisam extrair, armazenar e verificar os dados referentes aos documentos de seus clientes.
Ou seja, trata-se de um processo de conversão de uma imagem para texto, extraindo os dados de fotos capturadas por câmeras digitais, arquivos de PDF, imagens de documentos, papéis escaneados, e etc.
Empresas de atuam nas áreas financeira, varejo, e-commerce e marketplace, transportes e entregas, seguros, mobilidade urbana, jurídico, Recursos Humanos, telecom, entre outras já utilizam no seu dia a dia.
A princípio, ele utiliza uma combinação de hardware e software, que, por meio do contraste entre a cor dos caracteres e o fundo do documento, identifica letras e palavras.
Com esse recurso tecnológico, todo o tipo de documento adquire funções importantes para quem os vai manipular em formato digital.
Para que serve
Por mais que a tecnologia tenha avançado, quando temos texto em uma imagem no formato JPEG, PNG ou até PDF.
O computador só é capaz de entender esses dados como uma imagem.
Dessa forma, é preciso converter estas informações para um formato que a máquina possa entender.
Ou seja, quem possui o OCR consegue ter as informações corretamente extraídas para serem inseridas ou lidas por um determinado sistema.
De fato, o OCR torna a gestão digital de documentos muito mais eficaz, rápida e segura quando comparada com a de documentos.
A leitura de documentos
Existem três etapas neste processo. Durante a etapa de pré-processamento, são modificadas características gerais da imagem. Desse modo, ficam mais adequado para a captura dos dados.
Já na etapa de reconhecimento, ele compara os caracteres com uma base prévia de símbolos para fazer o reconhecimento desses padrões.
Por conseguinte, cada característica do texto é extraída, compondo seu formato e convergindo para a identificação que parece ser a mais próxima.
Assim, no pós-processamento, são obtidos os caracteres elegíveis da imagem, e comparados a uma base de palavras que faz sentido para aquele contexto.
Assim os algoritmos do OCR identificam o caractere da base de dados que, estatisticamente, tem mais chances de ser correspondente ao caractere extraído.
Benefícios da OCR
São muitos os cenários de utilização, além de, por exemplo, empregar o leitor OCR no processo de cadastro e onboarding, na verificação de documentos.
Entrada rápida de dados e ganho de tempo, automação de processos, diminuição do trabalho e custos de backoffice., redução de erros, simplificação dos fluxos de cadastro, além de proporcionar uma melhor experiência dos usuários e promover a redução de fraudes.
Além disso, se for um processo automatizado bem configurado, pode operar 24 horas por dia, durante os sete dias na semana na entrada e aprovação de clientes/usuários.
Como encontrar um bom OCR
Efetuando seu cadastro no Portal de APIs, você ganha créditos para testar e começar a utilizar essas aplicações imediatamente.
Se você procura por OCRs, temos os dois tipos: OCR puro (somente transcrição) na categoria “Utilitárias” e OCRs com contextualização de documentos. Esta é uma categoria específica chamada “Entidade de Documentos” que tem diversas APIs separadas por documento: CNH, RG, Contratos, etc.
Caso queira, entre em contato conosco para um atendimento personalizado e ágil, sempre visando proporcionar a melhor experiência aos nossos usuários.